domingo, 21 de junho de 2009

AdSense for Mobile: Como criar páginas para celular


GoogleAdsense Celular.


Pensando bem, blogger para celulares não é uma má idéia..

No Japão ao menos, o celular é disparado a preferência nacional para acesso à internet. As pessoas por aqui estão bem mais habituadas a navegar em sites pelo celular do que pelo computador, e apesar das pesquisas apontarem que os japoneses são um dos povos que mais blogam, no meu dia-a-dia vejo que a japonesada não está ainda tão confortável com os blogs.

Bom, mas vamos ao que interessa, como fazer um site para celular? Como deixar seu blog acessível via celular?

Navegando na internet, achei vários how to make mobile site’s, muitos falando apenas “por cima” sobre o assunto, mas sem dar uma receita de bolo.

Eu já fiz o site mobile-version do meu outro blog, Burajiru!.
E vou colocar aqui o que achei sobre o assunto:

Para quem quer converter o blog já existente para uma versão MOBILE, uma boa é o serviço BUZZ BOOST do FeedBurner.
Para usar essa dica, você deverá ter ao mínimo um serviço de hospedagem grátis, pois não há como usar essa dica no Blogger.
Se você já tem o feedburner em teu blog, FAÇA UM NOVO FEED.
Vá em adicionar feeds, dê novamente o endereço de feed de seu site, e nomeie como Seublog-mobile (para diferenciar do feed normal).
Feed queimado, vá até a aba PUBLICIZE, e nela, em BUZZ BOOST.
Configure da forma que você deseja, escolhendo o total de artigos mostrados (eu escolhi 3, para celular está ótimo), se vai mostrar o artigo inteiro ou apenas o resumo (eu optei por mostrar completo), e se vai mostrar em html ou em texto (como eu posto fostos, eu escolhi html).

Ative o serviço, pegue o código gerado, copie e cole no bloco de notas. Nomeie esse arquivo como index.html.
Agora, você vai até sua hospedagem, e cria um novo site. pode ser mobile-seublog.domínio.com.
Envia o arquivo index.html para lá.
Agora, teste o seu novo blog acessando de um celular ou de um simulador.
Aqui tem um ótimo simulador, o OperaMini.

Para quem tem blog em WordPress, há ainda um plugin chamado WordPress Mobile Edition, com ele não há a necessidade de se criar uma nova página, o blog atual poderá ser acessado via celular e PDAs. O único problema é que como o desenvolvimento dele é um pouco recente, não é com todo o tema que ele é compatível (o plugin “quebra” alguns layouts e funções, dependendo do caso).

Mas e o Adsense para Celular?

Bom, para quem está no Brasil, só resta esperar pelo lançamento do Adsense for Mobile.
Sim, esse serviço ainda não está disponível no Brasil, mas apenas para editores dos seguintes países:

  • Austrália
  • China
  • França
  • Alemanha
  • Índia
  • Irlanda
  • Itália
  • Países Baixos
  • Rússia
  • Espanha
  • Reino Unido
  • Estados Unidos

Porém, quem sabe aparece aí prá vocês?
Afinal, eu não estou na China, estou no Japão, e para mim o programa já aparece. Aliás, já estou usando em minha página para celular :-) Para quem quiser fazer uso do programa Adsense para celulares, é imprescindível ter uma hospedagem que suporte PHP, ASP ou CGI, pois não há como colocar o anúncio via javascript (os celulares não o suportam), então o código deve ser gerado do lado do servidor (server-side).

Se você não tem hospedagem própria e tampouco está preocupado em colocar propaganda em seu site para celular, tem algumas alternativas grátis para criação de um site mobile:
http://www.wirenode.com/
http://www.zinadoo.com/

Eles hospedam o site prá você, e fornecem um subdomínio gratuito. Tudo grátis.
Tem criador de páginas, tudo muito fácil e intuitivo, você não precisa saber códigos e programação para criar um mobile site com eles.
O único problema é que para fazer uma versão celular do seu blog, você deverá criar as páginas uma a uma, pois esses serviços não suportam importação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário