domingo, 21 de junho de 2009

TUTORIAL DE CUSTOMIZAÇÃO DO GUITAR HERO II




Ele esta dividido em:
>Substituindo as Músicas do GH Original Por Qualquer Outra
>Colocando Qualquer Vídeo no GH (Bônus e Intro)
>Criando Sua Própria Música

Let's Rock!

Substituindo as Músicas do GH Original Por Qualquer Outra

Primeiro de tudo, pegue as notas (Em Midi ou Chart) no fórum do ScoreHero.
cadastre-se no site.
Vá em, Forum > Software > Custom Songs, procurem pelo tópico: "Custom Songs Index"
*Link Direto para o sub-forum
Nesse Tutorial de customizaçao do Guitar Hero II, vc irá aprender esta dividido em:
Substituindo as Músicas do GH Original Por Qualquer Outra.
Colocando Qualquer Vídeo no GH (Bônus e Intro).
Criando Sua Própria Música
Também há um tópico ali só com músicas com mais de uma dificuldade, além do Expert.
Eu, para me organizar melhor, e procurar sempre sincronizar a música sem precisar tentar várias vezes.

Quando entrar no link do tópico do user que criou a música pro GH.

Ele geralmente informa a duração da MP3, e o Offset (Anote sempre esse número, mais tarde vou explicar o porque.)

2. Agora baixe o Software GHex.
*Detalhes do programa
*Download Direto
Obs: Precisa ter .NET Framework 2.0 instalado. Link Download: *Download .NET 2.0

Copie (Abra o DVD e selecione tudo, e então Ctrl C + Ctrl V) de todo o conteúdo do seu Guitar Hero II para qualquer pasta do seu computador.

Feito isso, instale o GH Explorer.

Agora abra o GHExplorer, clique em File > Arquive > ADD, vá na pasta aonde vc deixou os arquivos copiados do DVD do jogo, e entre em GEN, e carregue o arquivo MAIN.

Abra a pasta Songs e escolha a música que vai substituir.

Nela, clique com o botão direito na "música".mid, e coloque Import e selecione a chart ou mid.

A janela mostra os dados da .chart ou .mid que foram rejeitados e aceitos.

De Ok, e espere substituir as notas.

Feito isso, vá no arquivo em baixo "musica".vgs, , clique com o botão direito e vai em Import.

Com a nova janela aberta, clique no espaço branco e dê Add.

Escolha a música em formato MP3 (De preferência pegue a MP3 com a melhor qualidade.)

Obs: Se A MP3 não estiver conseguindo ser Add, utilize o Audacity

*Download Audacity --Baixaki--

Com ele, abra a música em MP3, e em seguida clique em Arquivo e em seguida em "Exportar como Ogg Vorbis..."

Ao lado da imagem, a caixa do OffSet.

Nos #0 Channel, apenas irá mexer com o 0 e com o 1.

No 0, selecione #0 Channel 0 (Left), e no 1, selecione #0 Channel (Right)

O resto deixa em Silence.

Clique em Ok e o próprio programa converterá de MP3 para VGS.

PS: Se clicar na pasta da música, e der Play, poderá escutar a música e as notas irem tocando ao mesmo tempo, assim saberá se está tudo certo.

>>Sincronizando a MP3 pelo GHEx.

Se a música não estiver sincronizada, é simples, lembra que eu pedi para pegarem a MP3 com a mesma duração e o Offset do autor da chart ou midi?

Então vamos ajustar o offset, para isso, repita o processo de add a mp3, mas antes de clicar em Ok, clique com o botão direito no arquivo e selecione "Properties". Você verá um campo para informar o offset.

Coloque ali o offset que anotou, caso acha que não ficou muito bom ou o próprio autor não informou ou vc pegou uma versão diferente da Mp3.

Se a música começa muito cedo coloque um número negativo, se começa muito tarde coloque um número positivo. O tempo é em milisegundos, portanto 1000 = 1 segundo.
Editando .DTB (Fotos, Menus, Loadings, Set List e etc).

Ok, para isso a gente vai precisar desse programa.
*Guitar Hero DTB Editor
*Score Hero DTB Editing Guides
E extraia o arquivo.

>>Mudando os nomes das músicas na Set List

Com o GHex, vá no seguinte diretório, main -> config -> gen, irá abrir uma lista de arquivos em .dtb, há outros em outras pastar, mas isso eu falo mais adiante.

Arquivo .DTB a ser ultilizado.

config/gen/songs.dtb
Depois de extrair o .dtb, abra o GH2ne. (Esse só pode ser utilizado para os nomes das músicas.)

Com ele aberto, vá em File > Open File, e selecione o songs.dtb e vai abrir a tela com a lista


Vc pode mudar quem sobe no palco, mudar o nome da música, o tempo em que toca ela na Set List e no modo Quick player, colocar o Gutarrista e a Guitarra ou Palco que quiser.

Quando terminar, clique em Save, de preferência, vá em File e em Save também.

Terminado, volte aonde estava esse .dbt no GHEx, e com o botão direito, clique em Replace, e selecione a nova .dbt

Outro modo de editar a Set List é abrindo o GH2 DTB Editor (Vem na Package),abrindo o arquivo songs dtb.
Por exemplo:
+beastandharlot
Clique no mais e vai ter varias coisas,abra o + name e na opção abaixo vai ter o nome da musica edite o nome que você quiser e pronto.
A mesma coisa vale para artista,só que é só ir em artist.

* Edite telas de Loading, Menus e etc.
Abra o GH Explorer, vá em Ui -> Eng -> Gen -> locale.dtb

Clique com o botão direito em cima, então extraia para uma pasta no seu HD.

Agora abra o GH2DTBEdit, e vá em File -> Open File e abra esse locale.dtb.



Irá aparecer na tela vários nomes pra se substituir, é só ir procurando que acha facil o que vc quer, pode alterar as mensagens na tela de Loading, os menus do jogo e etc.

Obs: Alguns o GH só le quando estão escrito em Maiúsculo, como na dificuldade e etc.

>>Colocando a sua própria Custom Fret Board
Aqui vou ensinar a trocar aqueles braços da guitarra, ou seja, aquela esteira em que descem as notas.

Primeiro de tudo, é simples, e fácil, pra aprender a fazer elas, sugiro que siga o tutorial nesse tópico.

*Creating Custom Fret Boards
E nesse tópico, é aberto para postarem as suas próprias Customs Fret Boards.
*Post your custom fret board

Depois que pegou ou fez a sua própria Fret Board, abra o GHEx.

Vá em Track\Surfaces\Gen, lá vai ter o de cada um dos personagens.


alterna# = Judy 1/2
classic = Clive
deathmetal# = Lars 1/2
funk = Xavier
glam# = Izzy 1/2
goth# = Pandora 1/2
grim = Precisa Falar? Sacaneando
metal# = Axel 1/2
punk# = Johnny 1/2
rock# = Casey 1/2
rockabill# = Eddie 1/2
rosewood = Practice Mode

No Axel eu coloquei a do This is sparta no meu xd.gif

Substitua aonde quiser, e pronto.
* Acrescentando 9 músicas a mais em sua Set List.
*Tutorial por iPox

Para quem quiser saber mais sobre edição de arquivos .dtb, sugiro entrar nesse link.
*Score Hero DTB Editing Guides
Aqui ensina várias coisas.

Colocando Qualquer Vídeo no GH (Bônus e Intro)
Esse é um pouquinho complicado, mas pra quem quiser lá vai ele.

Programas que irá precisar.
*Total Video Converter
*Gravador de Som (Vem com o Windows)
*Audacity
*TMPGEnc
*PSS Plex

Agora vamos por partes, primeiro vamos converter e separar o audio do video.

>>Convertendo e Separando Audio e Video

Abra o programa Total Video Converter.

Vá em New task e em seguida Import Files, escolha o video que quiser e abrirá uma nova janela.

Lá, vamos mexer primeiro com o video, clique para converte-lo para Mpeg.

Vá em Settings e marque a caixa Disable Audio e de Ok.

Agora clique em Convert Now.

Limpe aonde ficou o video e vá em New Task de novo e adicione o video, o primeiro, antes de converter.

E na tela selecione o seguinte formato.

Clique em Convert Now, e ele irá separar o audio.

>>Configurando o Audio

Agora vamos mexer no Audio.

Abra o Gravador de Som do Windows.

Arquivo > Abrir e selecione o audio que acabamos de separar com o TVC.

Agora vá de novo em Arquivo > Propriedades.

Clique em Converter Agora, e mude a caixa ali para 48000 Khz, 16 bit, Estéreo.

Clique em Ok, e salve o audio.

Agora abra o Audacity e abra o audio em WAV.

Ali em baixo, no canto esquerdo, tem escrito: Taxa do projeto > 48000.

Clique ali e vá em Outros.

Coloque esse valor na caixa > 47998


Terminando, vá em Arquivo > Exportar como WAV.

Salve com um nome diferente do original, exemplo, Dragon.wav , coloque Dragon2.wav

Feche e NÃO salve as alterações.
>>Configurando o Video
Abra o TMPGEnc e cancele o Tutorial.

Marque a opição ES (Video only), no stream type.

Em Video Source, clique em Browse e selecione o video convertido e sem o audio em Mpeg (Deve aparecer como .mpg, mas nem muda nada.)


Vá em Settings e coloque exatamente isso.

MPEG2 Video
640 x 448 Size
29.97 FPS
Constant Bit Rate
8000 Bit Rate
DC Component Precision é 10
1:1 VGA Mode


No Advanced, aonde diz "video arrange method", selecione Full Screen, Não selecione "Full Screen (keep aspect ratio)", apenas Full Screen.

Vá em Quantize matrix, e no Special Setting, marque/selecione a caixa que diz Output YUV data blablabla.

Em output filename, selecione o local e o nome do video, e então clique em Start.

Espere terminar e pronto, já terminamos com o audio e video. agora vamos colocar eles juntos.
>>Colocando os Dois Juntos
Abra o PSS Plex. Clique em Multiplex, selecione o video que foi convertido com o TMPGEnc e o Wav convertido com o Audacity.

Salve e espere converter os dois, e agora é só renomear para o video que vc quer substituir.

INTRO.pss = intro video
WG.pss = wavegroup bonus video
HMX.PSS = harmonix bonus video

E substitua ele pelo video PSS na pasta do Guitar Hero que vc copiou do DVD e colou em algum outro lugar do seu HD.
*Score Hero Replace Videos

Criando Sua Própria Música

A dois modos de criar musicas pra guitar hero. O Mais facil é chart,e o mais complicadinho é a Mid. Nesse tutorial eu vou ensinar os 2.

.chart:

Obs: Música em .chart, só é possível adicionar animações ao Guitarrista e ao Palco.
Vai precisar disso.
FeedBack v0.9b

Sempre verifique novas atualizações aqui:

Score Hero FeedBack Chart Editor

Depois que extrair o programa, jogue a música na pasta Songs.

E depois volte, e abra o arquivo Config.ini

Mude o nome entre as "" para o nome exato da sua MP3


Agora abra o FeedBack.

Vou mostrar um mini-tutorial, para iniciantes.

Abrindo o programa, mostrará um menu de ajuda, aperte Esc, assim vai para o braço da guitarra, para carregar o som, aperte Esc e vai no menu do programa.

Vá em New Song e escolha o MP3, vc pode configurar outras coisas ai também.


ara ver os comandos do programa aperte H.

As teclas 1 até 5, são as notas.

Para notas compridas, aperte o numero da nota, e segurando ele, vai para frente com a seta do teclado.

O "espaço" pausa a música.

As teclas 6 e 7 servem pra definir as seções que o player 1 e 2 jogam no modo face off.

A tecla 8 define as seções com Star Power.

As setas para cima e para baixo, avançam ou voltam a pista.

Essa daqui é muito importante.

As setas esquerda e direita mudam as batidas. Quanto mais para a direita, menor será o espaço em que vc se moverá com as setas para cima e para baixo.

Para copiar uma parte da música é simples. Selecione com o Shift e aperte Ctrl C e cole com Crtl V.

Use as teclas + e - para aumentar ou diminuir o tempo, ou seja, as batidas por minuto da pista de notas.

A tecla N faz com que batidas sejam ouvidas quando toca a música com o programa, para saber se está sincronizada.

A tecla S salva o projeto na pasta Songs.

A tecla R vc pode definir as seções, que é o que aparece no More Stats. (Nessa parte, não pode usar o espaço nas palavras, então use o _).

Segurando Ctrl vc pode mover uma parte da música com as setas, selecionando também pode fazer isso, caso só queria apenas algumas notas mudem de lugar.

Apertando Tab, vc pode entrar em um Menu diferente, em que pode mudar a dificuldade, pode mudar para outro braço e fazer o baixo, e etc.

E a música acaba quando a MP3 acabar.
>>Adicionando Eventos Na Chart
Agora para controlar o Guitarrista e o Palco existem os Events (Tecla E) e os Trackers Events (Tecla W)

Lembre-se de sempre que for adicionar esses eventos, primeiro de todos, será o music_start, ou os outros não irão funcionar.

Aperte E e digite music_start.

Dae pra frente, pode ir escolhendo o que vai alterar.

Esse site ensina a utilizar todas e diz o significado de cada uma. Guide to Events in Feedback
Mastering Feedback

.Mid:

CRIAÇÃO DA MÚSICA

Primeiro, vc precisa da música em formato MP3.

FREETAR HERO

Abra o Freetar Hero (vai dar um erro falando pra configurar o controle, aperte OK). Vá em File -> New Song -> encontre a música -> Open.

O programa é bem simples e fácil de usar, use as seguintes teclas no teclado:

1: nota VERDE
2: nota VERMELHA
3: nota AMARELA
4: nota AZUL
5: nota LARANJA

No canto inferior direito tem o botão de PLAY e PAUSE. Aí vc vai ouvindo a música e colocando as notas correspondentes. Quando a barra vermelha passar por cima da nota, vc vai ver que o quadradinho da nota fica maior, isso corresponde ao momento em que o botão no controle (quando estiver jogando) deve ser apertado.

No menu Playback vc pode escolher em tocar a música com a metade da velocidade ou com ¼ da velocidade.
Depois de terminar a música, File -> Save e... bem... acho que todo mundo sabe salvar um arquivo.

Dicas

No menu View vc tem a opção de dar Zoom no Note Chart, fica mais fácil de ver se a nota está sendo tocada no momento que dever ser tocada.

Em Edit -> Song Properties, tem a opção Allowable Error Time, esse é o tempo permitido de erro que vc tem pra apertar o botão (qnd estiver jogando). Diminua (eu uso 0,05) pra fazer a música. Assim vc vai saber se a nota está sendo tocada no momento exato. Não esqueça de mudar de novo pra 0,25 quando terminar! Ou senão quando passar pro jogo, vc vai ter que tocar as notas perfeitamente!

Pra quem não quiser criar música, visite o site http://freetar.pbwiki.com/SongDirectory têm várias músicas em formato .SNG. Procura lá, de repente a música que vc quer fazer já esteja lá!


Agora que vc já tem o arquivo .SNG (a música que vc acabou de criar), temos que convertê-lo para o formato .MID.

CONVERTENDO .SNG EM .MID

Visite o site http://www.nukular.ch/foftools -> clique em “Freetar Hero SNG to Frets on Fire MID converter” -> procure o arquivo .SNG de acordo com o nível de dificuldade que vc quer que tenha no jogo -> clique em Convert. Salve o arquivo .MID (de preferência com o nome da música).

Agora temos que transformar a .MID no formato em que o Guitar Hero reconheçe.

Baixe a seguinte .MID: http://download226.mediafire.com/ntrrnzn0u...mz/Template.mid
Esta .MID já está no padrão em que o Guitar Hero 1 possa reconhecer. Mais adiante explicarei como converter músicas do GH1 para o GH2.

Agora abra o Anvil Studio.

ANVIL STUDIO

Vá em View -> Piano Roll Editor. Vc vai ver as notas que vc fez.

Vá em File -> Open Song -> procure a .MID que vc criou e abra-a. No canto superior direito, do lado esquerdo do contador verde e do lado do ponto de interrogação, tem uma caixa com a opção “tempo”. ANOTE ESSE NÚMERO.

Vá em Edit -> Select All. Depois Edit -> Copy. Agora vá em File -> Open Song e procure a .MID que vc baixou anteriormente a Template.mid e abra-a (vai aparecer um aviso perguntando se vc quer salvar as modificações, clique em não).

Vá em Edit -> Paste Mix. Vá na caixa com a opção “tempo” e coloque o valor que vc anotou. Se não fizer isso, as notas ou vão ficar adiantadas com relação a música ou vão ficar atrasadas quando for passar pro jogo.

Na caixa “Active Track” (abaixo do menu File, onde tá escrito “T1 GEMS”), selecione EVENTS.

Agora vá em View -> Event List. Vai aparecer assim: http://aycu13.webshots.com/image/7292/2000...35317381_rs.jpg

Dê duplo clique onde tá escrito “end” e vai aparecer a janela que mostra na figura. Modifique o “Time of event”, para que a duração da .MID seja mais ou menos o mesmo tamanho da música em .MP3. Brinque com os números até vc conseguir um tamanho razoável. Lembrando que a duração não pode ser muito curta, senão a música acaba antes, e não pode ser muito longa, senão a música acaba e vc vai ficar olhando pro braço da guitarra passando vazio...

Depois de feito isso, vá em Active Track -> Selecione T1 GEMS. Depois vá em View
-> Piano Roll Editor. Hora de colocar o STAR POWER!!

Seguinte: Do lado esquerdo da tela, embaixo do T1 GEMS em amarelo vc vai ver várias notas ( F Sharp, A, G, C, E Flat etc.) essas notas correspondem às seguintes notas do Guitar Hero:

De baixo pra cima:

Dificuldade Easy

C 5: nota VERDE
C Sharp: nota VERMELHA
D: nota AMARELA
E Flat: nota AZUL
E: nota LARANJA
G: Star Power
A: parte do player 1
B Flat: parte do player 2

Dificuldade Medium

C 6: nota VERDE
C Sharp: nota VERMELHA
D: nota AMARELA
E Flat: nota AZUL
E: nota LARANJA
G: Star Power
A: parte do player 1
B Flat: parte do player 2

Dificuldade Hard

C 7: nota VERDE
C Sharp: nota VERMELHA
D: nota AMARELA
E Flat: nota AZUL
E: nota LARANJA
G: Star Power
A: parte do player 1
B Flat: parte do player 2

Dificuldade Expert

C 8: nota VERDE
C Sharp: nota VERMELHA
D: nota AMARELA
E Flat: nota AZUL
E: nota LARANJA
G: Star Power
A: parte do player 1
B Flat: parte do player 2
C 9: parte do vocal

Então é o seguinte: Se na hora de converter o formato .SNG para o formato .MID vc escolheu a dificuldade Hard, por exemplo, quando vc colou as notas em Template.mid elas devem ter aparecido entre C7 e o B Flat (antes do C8), o qual abrange toda a dificuldade Hard. Mais especificamente, elas apareceram entre C7 e o E (ou seja, da nota VERDE até a nota LARANJA).

Agora vamos colocar o Star Power. Vá até a nota G (correspondente ao nível de dificuldade onde estão as notas) e clique da onde até onde vc quer que tenha Star Power. Como no exemplo: http://img120.imageshack.us/my.php?image=exemploxl7.png

Depois que terminar de botar os Star Power, vá em File -> Save Song As -> salve a .MID. NÃO SALVE EM CIMA DA TEMPLATE.MID, se não vc vai ter que baixá-la de novo se quiser fazer outra música!

ESTA VAI SER A .MID QUE VAI PRO JOGO! SALVE ELA NUM LOCAL ONDE VC SAIBA QUE É ELA!!

COMO CONVERTER MIDIS DO GH1 PARA O GH2

Vá em View -> Composer. Dê duplo clique em T1 GEMS e mude para PART GUITAR (em maiúsculo mesmo).

Agora vá em View -> Event List. Em Active Track, selecione EVENTS. Dê duplo clique onde tá escrito “end” e vai aparecer aquela janela que vc conhece. Modifique o “end” para “[end]” (sem aspas). Salve e pronto!


Sua .MID está pronta pra ir pro jogo. Agora só falta converter a .MP3 pra um formato que o jogo reconheça.

AUDACITY

Abra o Audacity. Vá em Arquivo -> Abrir, procure a .MP3 e abra-a. Depois que abrir, vá em Arquivo -> Exportar como WAV... e salve. Depois que salvar, pode fechar o Audacity (vai perguntar se vc quer salvar alterações na .MP3, clique em não).

Agora temos que converter a .WAV em .VAG.

MFAUDIO

Abra o MFAudio. Clique em Open e abra a .WAV que acabou de ser criada.

Imediatamente abaixo de “Output audio file”, em “File Format” selecione VAG - Sony PSX Sound – Compressed ADPCM. Clique em Save As -> bote o nome da música e aperte salvar. Depois clique em “Process!”. Depois de convertido o arquivo, feche o programa!

Última conversão: de .VAG para .VGS.

GHUTILS

Descompacte o conteúdo do ghutils para uma pasta chamada GHUtils, acho que o local onde está a pasta não importa. Eu descompactei pra pasta Arquivos de Programas que fica no diretório D: . Vou usar esse como exemplo.

Vá em Iniciar -> Executar -> digite cmd -> clique OK.

Vai aparecer o prompt do DOS. Saiba o caminho da pasta GHUtils. Digite “cd\Arquivos de Programas\GHUtils” (sem aspas). Vai ficar assim: “D:\Arquivos de Programas\GHUtils>”. Depois digite, sem aspas, “java FileExpandGuitarHero”. Se não funcionar digite (sem aspas!) “java -classpath . FileExpandGuitarHero” EXATAMENTE desse jeito, com o ponto entre espaços e as maiúsculas. Se não funcionar, vc precisa instalar java no seu PC.

Vai abrir uma janelinha. Selecione o arquivo .VAG que foi criado e clique em New Audio. Vai começar a conversão. Vc vai saber que o arquivo .VGS foi criado quando aparecer uma janelinha com uma mensagem pedindo pra colocar um tal de “hex value”, clique Cancel nessa mensagem.

O arquivo .VGS será criado onde está o arquivo .VAG. Novamente: ESPERE APARECER A MENSAGEM PEDINDO O HEX VALUE!! Só assim pra saber que a conversão realmente terminou. Se tiver demorando muito, abra o Windows Explorer e selecione o arquivo .VGS, vc vai ver que ele tem um certo tamanho, por exemplo 3MB, se clicar nele depois de um tempinho, o tamanho dele vai ter aumentado. Significa que ele ainda está sendo criado.

Depois de convertido o arquivo... PRONTO! A música tá pronta pra ser colocada no jogo!
Dependendo da versão do GHEX nem precisa converter pra vgs,pq ele mesmo converte.

Editando graficos:
Para editar os Gráficos do Guitar Hero você vai precisar:
Milo Explorer
Guitar Hero Explorer


Início:


1- Primeiro abra o Guitar Hero Explorer, e nele, extraia a Milo onde está a Milo Desejada.

2- Após isso,abra o Milo Explorer e extraia o arquivo .TEX desejado como arquivo bitmap.

3- Para editar a imagem, abra seu editor preferido de imagens e edite a imagem,quando terminar não se esqueça de salvar como bitmap de 32pp (256 cores).

4- Novamente abra o Milo Explorer e clique em REPLACE e escolha a imagem editada que você salvou.
5- Abra o GH Explorer e importe a milo que você abriu e substitui pela a sua imagem


Para quem quiser saber como criar o arquivo para gravar no DVD e jogar, me mande MP.

Para outras coisas, visite:
ScoreHero Forum Index -> Software

E

Score Hero - My Custom Songs

Creditos:
UOL Jogos Forum
Guitar Hero Creators
Score Hero
Editado por Yagami

Nenhum comentário:

Postar um comentário