sexta-feira, 2 de outubro de 2009

mundo - A planície dos 13.000 templos, Myanmar





A zona de Bagan, poderia ser considerada o maior complexo religioso abandonado e imponente do mundo. As vistas panorâmicas, no meio de uma planície empoeirada onde emergem milhares de templos budistas como fungos, parece muitas vezes uma miragem.


A antiga Bagan -também conhecida como Pagam- é o nome da abandonada capital dos reinos que integraram a Birmânia, atual Myanmar. No meio de uma grande planalto árido, emergem entre a vegetação milhares de cúpulas de templos em uma das cidades religiosas mais extraordinárias do planeta.



Calcula-se que no século XI, 13 mil templos, pagodes e estupas foram construídas na região. Atualmente só podemos observar em ruínas 2.200 templos, distribuídos em uma área de 25 quilômetros quadrados. É um maravilhoso legado sobrevivente às catástrofes naturais e aos saques de tesouros e riquezas por séculos.



A conservação dos templos de Bagan ainda hoje deixa muito a desejar, em uma terra onde as políticas de preservaçõa pelo estado, no meio de constantes conflitos, são escassas e caóticas. Foram feitas algumas restaurações dos templos que pouco respeitam as formas e materiais originais.


Ainda com toda a deterioração, uma visita à área da antiga cidade e complexo religioso de Bagan é deslumbrante. Os melhores momentos são no amanhecer e entardecer, quando o sol se mistura com a tonalidade laranja do ambiente árido criando um panorama de sonho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário