quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Água: nutriente indispensável para a saúde.



A água é o líquido fundamental para a vida. O corpo humano é constituído de mais de 60% de água, o que faz dela um nutriente indispensável para a saúde. Todo o funcionamento do organismo depende da água, além de distribuir os nutrientes pelos diferentes órgãos do corpo, a água ajuda a regular a temperatura do corpo, eliminar as toxinas através da urina e da transpiração, estimula o trânsito intestinal. Sendo assim, quando há pouca água no corpo, o organismo sofre prejuízos.

Beber muita água equilibra o organismo, faz com que ele fique mais resistente e funcione melhor. Apesar da quantidade depender da temperatura do dia, da intensidade da atividade que se realiza, do tipo de trabalho, se exposto ao sol ou não, os especialistas aconselham no mínimo dois litros de água por dia.

Os dois litros de água recomendados devem ser ingeridos em quantidades e intervalos regulares. A sede, que é causada pela baixa quantidade de água dentro das células, diminuindo a eliminação de água pelos rins e por meio da saliva, é um sinal do organismo indicando que o indivíduo deve beber água.

A água exerce um papel importante para a saúde da pele, pois garante a hidratação e favorece a absorção dos nutrientes necessários ao seu equilíbrio. Se a água é perdida, a pele sofre desidratação, tornando-se áspera e favorável ao envelhecimento.

Para as crianças, a água exerce atividade importante ao crescimento, funcionamento do organismo, melhora as funções dos rins, bexiga e intestino. Sempre ofereça água às crianças, pois elas são menos suscetíveis a sentir sede durante uma atividade e podem não sentir a necessidade de água requerida pelo organismo.

Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário