quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Tipo de refeição que fornece grande quantidade de caloria.



Caloria é o nome utilizado para designar a quantidade de energia necessária para elevar a temperatura da água, ou seja, a quantidade de calor que eleva 1ºC a cada grama de água. As calorias estão presentes nos alimentos e através deles transmitem energia para o organismo.

Apesar de serem consideradas grandes vilãs, principalmente para o sexo feminino, as calorias auxiliam os batimentos cardíacos, ajuda a manter a temperatura corpórea, beneficia os olhos e ainda traz vários benefícios. Por serem inseridas no organismo através dos alimentos é importante verificar o potencial energético que cada alimento possui, ou seja, a quantidade de calorias.

O valor de calorias a ser consumido diariamente recomendado pela Organização Mundial de Saúde é referente a 2.500 kcal, porém, cada organismo possui uma quantidade necessária para funcionar bem. Para determinar a quantidade de calorias que cada organismo necessita é necessário avaliar a Taxa Metabólica Basal (quantidade de energia que o organismo precisa para funcionar), quantidade de atividades físicas e o efeito térmico dos alimentos. Também se avalia peso, altura, sexo, idade e estrutura corpórea do indivíduo.

As calorias são fornecidas pelos carboidratos, lipídios e pelas proteínas que consumimos e não devem ser eliminadas da alimentação diária, pois possuem seu valor nutricional e ainda são importantes em determinadas realizações do organismo. Para que a quantidade de caloria não ultrapasse a necessária, pode-se atentar para a quantidade da mesma que se ingere e ainda praticar atividades físicas que queimam as calorias desnecessárias e que provocam o aumento de peso.

Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário